2 de agosto de 2010

Quem sabe ler e escrever?

Juro que eu fico constrangida quando percebo que alguém não sabe ler perfeitamente. Não estou falando dos analfabetos, falo de gente que está estudando, está na faculdade e até no mercado de trabalho. Me assombra igualmente ver os textos que meus clientes, por exemplo, me enviam para que eu os coloque em seus sites. Erros de ortografia ou gramática, da pontuação à concordância, coisas sem sentido que eu fico desesperada e profundamente aborrecida de ter que consertar. Incrível que esse povo todo ainda consiga se comunicar!
Entretanto, esses errinhos aparentemente inocentes, acabam por causar de uma forma ou e outra, as terríveis falhas de comunicação, algo que tenho visto com frequência no trabalho, pelo menos. A ficha de um produto com uma concordância de número errada, causa dúvidas. E quem a lê, por não saber também interpretar, comete aquele equívoco que depois pode ser descontado do seu salário.
Parece bobagem, mas numa época em que temos à nossa disposição inúmeras fontes de leitura, é absolutamente surreal que algumas pessoas ainda cometam erros de português.
Outro dia, uma colega estava lendo um pequeno texto na internet, e sei que tem muita coisa errada também na web, mas nesse caso, a questão foi outra. Essa colega mostrou tremenda insegurança em ler em voz alta, ainda que não houvesse nenhuma platéia, apenas nós duas na sala. Ela não conseguia interpretar o que estava lendo, tropeçava nas palavras e aboliu definitivamente a pontuação. Depois, levou alguns segundos para entender o que tinha lido, o que chegou a me causar pena.
Eu insisto tanto na educação, e não é somente na educação escolar. Um livro é uma fonte de conhecimento, e por mais que seja tolo, pelo menos ali se pode conhecer palavras e a forma certa de escrevê-las. E essa falta de leitura generalizada acaba desenvolvendo uma geração de vocabulário cada vez mais pobre.
Encontro jovens que escrevem como se escreve na internet, isso é fato e já vem sendo discutido de montão, por aí. O grande problema, além dessa falta de vocabulário, é que justamente e também por isso, vejo que a postura dessas pessoas anda cada vez pior. O saber lidar com o outro tornou-se um diferencial para poucos, geralmente os mais velhos e cultos, e que por não ser compreendido, acaba sendo discriminado.
No dia em que as pessoas entenderem que não é preciso ter dinheiro para se saber ler e escrever bem, veremos gente mais elegante e educada. As pessoas saberão lutar por seus direitos e não mais serão tão exploradas no mercado de trabalho, porque sei que tem empregador que desvaloriza o funcionário que fala errado, mesmo ele sendo bom naquilo que faz. Quando você sabe falar exatamente o que quer dizer, de forma clara e bjetiva, você tem argumentos fortíssimos para mandar bem seu recado.
Em suma: a comunicação existe para que sejamos respeitados, portanto, devemos respeitá-la também.

Um comentário:

  1. Corretíssimo!

    Precisamos enaltecer a importância da leitura e da boa comunicação pois elas não somente nos abrem portas, como também nos permitem transitar com mais propriedade pelos infinitos corredores do saber.

    Abraço,

    Simonne B.

    ResponderExcluir