31 de maio de 2011

Kit anti-homofobia

Ainda não estaríamos preparados? Talvez não, e isso por conta do excesso religioso, do excesso de conservadorismo ou da ignorância predominante.
Assisti esses dias, aos vídeos do mec que fazem parte do kit anti-homofobia, e não entendi o porquê deles terem sido vetados pela presidente.
Seria o motivo esse, de não estarmos preparados? Pode ser que sim, visto as inúmeras opiniões públicas manifestadas contra o projeto.
Aí eu me pergunto: por que são contra?
No meu parco entendimento, os vídeos não estimulam absolutamente nada. Pra quem não viu, eles apenas relatam fatos que já existem, e há muito tempo por sinal, entre os adolescentes que estão descobrindo sua sexualidade. E que servem de referência até para adultos que se descobrem quando mais velhos...
Não importa a idade com que se sai do armário, isso sempre existiu e vai existir sempre, cada um na sua época, cada um no seu momento. A verdade, é que sempre vão haver pessoas que se descobrem bi ou homossexuais. O armário é grande, e sempre tem gente querendo sair de lá de dentro.
Proibir esses relatos, mesmo que fictícios, é tapar o sol com a peneira. É viver no faz de conta de que homens devem ficar com mulheres e vice versa, de que a família tradicional homem-mulher é a única que faz sentido, e que o amor, em toda a sua plenitude e onipresença, só pode prevalecer entre sexos opostos.
E o que mais me assusta, é que essas pessoas que são contra a abordagem não pensam, ou sabem e não assumem publicamente, que é justamente essa atitude de não encarar de frente, que leva ao grau mais grave da homofobia. Pois não falar sobre o assunto, favorece a ignorância do mesmo, e ignorância é algo que quase sempre conduz à violência.
Aí, muita gente pacífica que vetou o projeto, vai se assustar com essa violência quando assistir na TV, a notícia do assassinato de um homossexual qualquer numa cidade qualquer do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário