Tão bom quanto conhecer lugares ou pessoas, é conhecer idéias ou pensamentos. E quando isso vem através do seu trabalho, melhor ainda. Significa que ele nos dá lucros mais importantes que os monetários. E foi isso que me aconteceu quando, ao fazer o site de uma cliente e amiga, recebi dela uma frase pra colocar na abertura do mesmo e que dizia isso: "A amizade alimenta-se da comunicação", e é de um pensador francês do sec. XVI, Michel de Montaigne.
Achei essa frase absolutamente verdadeira e, por isso, maravilhosa, pois imediatamente refleti no porquê de algumas amizades que perduram anos a fio apesar dos arranhões pertinentes ao convívio humano. São aquelas amizades que se mantêm firmes, pois sempre se realinham naturalmente caso ocorra algum desgaste.
E nessa frase, encontrei o segredo (talvez um deles): a comunicação que, indo mais fundo, faz parte da afinidade. É óbvio que grandes amigos têm que ter afinidade conosco, se não, não rola comunicação, nem interatividade, nem cumplicidade, nem nada.
Então fiquei feliz, me senti privilegiada. Porque tenho amigos com quem sou capaz de passar horas a fio conversando e o papo não acaba nunca. A gente pode discordar, mas aí é que o assunto cresce, dá espaço pra outro, que lembra outra coisa e por aí vai. Isso não só alimenta a amizade como a nós mesmos, nosso raciocínio, nosso intelecto, nossa auto estima. Atrevo-me a dizer que, depois dessas longas conversas com eles, me sinto mais bonita, mais forte e mais inteligente.
Talvez por admiração, tesão, carência ou até uma incrível estupidez, já namorei gente que não tinha nem a metade dessa afinidade. Pessoas com pensamento e ideologia tão diferentes dos meus que, hoje em dia, fico mais leve por não fazerem parte desse meu pequeno círculo de amigos. Esses "ex-amores" até que tentaram manter a amizade, mas não deu. Por mais que tenham feito algo muito bacana por mim, coisa que agradeço muitíssimo, já tiveram seu retorno. E vamos combinar que amigo não é só papo, como também não é só estar ao lado nos momentos complicados. E a pessoa que se diz amiga só por estar ao teu lado ou te prestar favores, não é bem uma amiga. É assistencialista. E assistência, a gente deve prestar a qualquer ser humano, seja ele conhecido, amigo ou não.
13 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sou um ex amor que por varios acontecimentos e motivos não deu para fazer parte do seu pequeno círculo de amigos, uma pena... mas, daqui de longe continuo te admirando... e aqui no seu blog consigo saber pouquinho de vc, e vejo que não mudou nada, inteligente, criativa e exigente, e que faz parte da minha história...vlw! bjsss
ResponderExcluir