28 de setembro de 2009

Interpretando expressões

A gente vai amadurecendo e entendendo um monte de coisas, e seria um desperdício não analisar tudo isso em prol da nossa existência. É que, de uns tempos pra cá, dei pra prestar atenção em como as pessoas se expressam, a princípio tomando por base a minha própria relação com elas, e cheguei a triste conclusão que, na maioria das vezes, o que eu percebo é uma grande hipocrisia. Pra ficar claro, eu defino essas expressões como sendo aquela fala, atitude ou até um olhar ou sorriso das pessoas diante de alguma situação.
E quando eu falo de hipocrisia, não é necessariamente uma hipocrisia consciente, porque muita gente não sabe se expressar de forma verdadeira. Também não estou falando de gentileza, porque até a pior verdade pode ser dita de forma gentil.
Andei convivendo algum tempo com gente que tem problemas com a verdade. Gente que não quer sair com você, mas sai de cara feia e ainda diz que está tudo bem. Gente que pensa algo ruim de você, porque interpretou de forma errada uma atitude sua, mas não tem coragem de tirar isso a limpo, e por causa dessa covardia acaba fechando na pior idéia a seu respeito. Mas você jamais saberá disso.
Enfim, porque é tão difícil dizer a verdade? Hoje, graças as maravilhas do amadurecimento, eu consigo captar nas expressões das pessoas quase tudo o que elas tentam esconder. E juro que já não tenho mais tanta paciência para dar uma chance da criatura dizer o que sente realmente. Prefiro, sinceramente, que ela se manifeste da pior maneira possível, mesmo que aquilo me magoe. Porque assim, eu sei com quem estou lidando e aí sim, fica mais fácil dar a segunda chance. É muito difícil se relacionar com alguém que não te olha nos olhos, e ainda tem aqueles que conseguem fazer isso, só que mentindo...
Tive uma relacionamento que acabou porque a pessoa além de não dizer a verdade, ainda negou veementemente. Tive "amigos" que também não diziam, e colegas de trabalho que se escondem atrás de monitores de 14 polegadas pra não encarar ninguém. É cômico, mas também dá pena. Essas pessoas parecem não ter maturidade, porque se eu digo o que penso, para elas estou reclamando. Elas são incapazes de lidar com a verdade, acho eu, por isso preferem ocultar seus verdadeiros conflitos atrás de sorrisos amarelos, frases de efeito supostamente carinhosas e aquele olhar... Ah, aquele olhar espantado, que demonstra todo o medo que elas tem de serem descobertas.
Esse não me passa mais desapercebido.
Penso que em qualquer relacionamento a gente tem que saber interpretar os fatos, ou sinais. Sim, porque nós emitimos sinais o tempo todo, a comunicação é baseada nisso. Se soubermos captar exatamente o sinal do outro através de uma atitude ou fala, teremos um forte alicerce pra lidar com aquela relação. Agora, só isso não basta. Se conseguirmos captar e interpretar, vamos chegar a uma conclusão, e aí cabe a nós decidir se tudo vale a pena ou não. Quando a gente amadurece, também encontra essa certeza, tenho dito!

2 comentários:

  1. a verdade é o oposto do esquecimento para os gregos filósofos. a mentira é uma ilusão! Ela não se sustenta por muito tempo nem cola pra todo mundo. Só lembramos do que foi verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. elimina todos eles, vc não precisa deles pra nada...e tenho dito tbm!! só um detalhe, tem muito tempo esse relacionamento que vc mencionou?

    ResponderExcluir